Primeira Página

13 Mar 2017

5º Ciclo de Oficinas de Recursos para a ASC

Santarem volta a receber os animadores com um conjunto de oficinas sobre os mais variados temas.

5.º Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural

A Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC-DRLVT) vai realizar nos meses de março e abril de 2017, o seu 5.º Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural, no espaço Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém, da PASEC - Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais, e da ÂNIMAS - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social

Este programa de Oficinas, dinamizadas por profissionais com experiência de terreno consiste na realização de propostas formativas sobre diversas áreas ou temáticas úteis ao trabalho nas áreas da cultura e da animação sociocultural. 

As Oficinas, que se vão realizar entre as 19h e as 22h, destinam-se a estudantes de cursos secundários, profissionais, superiores, docentes, profissionais e outros/as interessados/as das áreas social, cultural e educativa. A inscrição tem um custo simbólico de 2 euros por Oficina, sendo oferecido o livro "Animação Sociocultural, Voluntariado e Cidadania Ativa" às primeiras 50 inscrições.

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu em 2005, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da animação sociocultural, através da formação complementar, divulgação de boas práticas, organização de atividades culturais, congressos, colóquios, encontros e debates, produção e promoção de conteúdos bibliográficos, reflexões e conclusões. A instituição, conta com cerca de meio milhar de sócios/as e Delegações na Região Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo.


A Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC-DRLVT) foi criada por um grupo de ex-estudantes da antiga licenciatura de Animação Cultural e Educação Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Esta Delegação foi aprovada na Assembleia geral da APDASC de 14 janeiro 2008, tendo desde essa data como sede uma sala cedida pela Escola Superior de Educação de Santarém. Esta Delegação tem realizado parcerias com esta Instituição de Ensino em todas as suas iniciativas culturais e formativas abertas à comunidade local, tais como o PEAS 2008 – Projetos e Experiências em Animação SocioculturalCiclo de Debates sobre a Animação Sociocultural (2010)1º Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural (2011/12)2. º Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural (2014); 4.º Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural (2016).

Mais informações podem ser encontradas no website oficial do Ciclo de Oficinas de Recursos para a Animação Sociocultural (www.oficinas-de-recursos-para-a-asc.webnode.pt). 

Notícias e Novidades

11 Abr 2017

Quota de 2017: 10 euros

Está a pagamento a quota anual de sócio da APDASC: 10 euros!

VER MAIS »

07 Abr 2017

APDASC assina Protocolo de Cooperação com ISCE

A assinatura decorreu no dia 7 de abril nas instalações do ISCE na Ramada,em Odivelas.

VER MAIS »

24 Mar 2017

APDASC organiza III ENAS a 8 de Abril

Encontro Nacional de Animadores Socioculturais realiza-se no Instituto Superior de Ciências Educativas na Ramada / Odivelas.

VER MAIS »

13 Mar 2017

5º Ciclo de Oficinas de Recursos para a ASC

Santarem volta a receber os animadores com um conjunto de oficinas sobre os mais variados temas.

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS